![]() |
Fonte: freepik.com |
Crie suas próprias percepções
Vanessa Silva Alves*
Uma situação que incomoda quando começamos uma nova jornada profissional são as percepções que nossos colegas passam para nós da empresa e das pessoas. Não entendo, até agora, se esse comportamento é medo de perder território ou simplesmente falta de bom senso. Quando iniciamos um trabalho em uma empresa nova, tudo que não queremos ouvir é fofocas de seus colegas ou erros das pessoas que você substituiu, não acham?
Uma coisa que aprendi nesses 12 anos de profissão é que trabalhar com pessoas, ao mesmo tempo, pode ser fantástico e um desafio. Porém, em uma situação desta, meu conselho é: não devemos nos levar pelas percepções alheias.
A primeira coisa a fazer é criar um filtro para assuntos negativos e fofocas e aprender a dar valor para conteúdos que irão agregar algo. Não tem problema ouvir, até porque se você, começando em um emprego novo, não interagir com todo mundo será uma falha muito grave, porém ouça-os. Converse com todos, do pessoal da limpeza aos altos cargos, observe e ouça tudo com muita atenção, interaja e no fim do dia, elimine tudo de negativo e fique só com as coisas úteis.
Outra dica é renovar o livro da sua vida, principalmente se está saindo de um passado cheio de conflitos. Começa a escrever uma história nova, não leve nada de ruim para sua nova jornada. Entre de mente aberta a aprender, conhecer pessoas e dê uma continuidade para seu crescimento profissional.
Vanessa Silva Alves*
Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA (2013), atua no secretariado à 12 anos com registro profissional nº 2244 SRTE/RS. Contato: vanes.secretaria@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário