terça-feira, 14 de junho de 2016

O ingresso de um secretário em uma Pós-Graduação: um caso real

Fonte: Freepik.com



O ingresso de um secretário em uma Pós-Graduação: um caso real

Raul Oliveira Paes*

Amigos leitores,
Depois das breves explanações sobre a Pós-Graduação no artigo anterior, agora posso continuar compartilhando com vocês um pouco da minha saga: já estava projetando um curso de mestrado em gestão pública desde quando entrei na Universidade Federal do Pará em 2012, para poder aprimorar minha graduação, desenvolver pesquisas científicas e, de alguma forma, chegar mais próximo à docência. Só que achei melhor fazê-lo depois de concluir e ser aprovado no estágio probatório.
Minha experiência profissional na Escola, somada à questão legal, explicam minha decisão. Aqui vai uma recomendação: antes de pensar no mestrado, analise bem o curso pretendido e no que ele vai lhe proporcionar na sua vida profissional. Isso é muito importante! Ninguém suporta fazer o que não gosta e, no mestrado, necessariamente você precisa gostar do que está fazendo: afinal, temos disciplinas, prazos, trabalhos, seminários, artigos, papers, projeto de dissertação, qualificação, defesa... Ufa... Só de falar, vocês já podem imaginar como a nossa vida passa a ser mais agitada. Ou seja, precisa amar mesmo.
Outubro de 2015, eis que sai o edital do curso: mas, antes, já estava desenvolvendo um projeto para outro curso de mestrado na universidade, porém, quando saiu o pretendido edital, foquei só na gestão pública. Um mês de bastante correria: reunir documentação necessária, aprontar projeto, fazer as leituras para as provas, se preparar para a entrevista... E, aqui, mais uma dica valiosa: a leitura do edital é fundamental para todo o processo seletivo. Leiam o edital, releiam, tirem dúvidas, questionem, leiam novamente.... Nada está no documento por acaso e, acreditem: qualquer detalhe faz a diferença na leitura atenta do edital. É lá que vocês conferem os documentos necessários, calendários, formas e estruturas para projeto de pesquisa (dependendo do programa), leituras necessárias, procedimentos para as provas. Qualquer detalhe despercebido pode indeferir sua inscrição, inclusive.
Eis que o mês de novembro chegava com tudo: e, também, foi o mês do processo seletivo. A primeira etapa (normalmente), que foi a inscrição, foi bem-sucedida. Isso porque fui no último dia para me inscrever, então pensem na correria. E mais: fui entre os últimos a me inscrever (literalmente nos 45 minutos do segundo tempo). Haja coração! Mal sabia que esse era apenas o início das emoções...
Depois dessa breve introdução, no próximo artigo vou compartilhar com vocês como foi o meu ingresso no programa de mestrado em gestão pública.
Um grande abraço e até a próxima!

Foto
Raul Vitor Oliveira Paes*
É Secretário Executivo na Escola de Música do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Mestrando profissional em Gestão Pública no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Secretário Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado na Gestão 2015/2017. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, sob o registro SRTE 694/PA. Especialista: MBA em Assessoria Executiva à distância (EaD) no Centro Universitário Internacional UNINTER. Possui interesse em pesquisa e trabalho nas seguintes áreas: Assessoria Executiva, Gestão Secretarial, Interdisciplinaridade, Secretariado Executivo, Aprendizagem Organizacional, Gestão Pública, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário