![]() |
Fonte: www.salariobr.com |
A paixão por secretariar
Vanessa Silva Alves*
Vou começar minha participação falando sobre um sentimento que pra mim é o que pode mover montanhas, a paixão. E o que paixão e secretariado têm em comum, pois bem, vamos lá.
Todos nós sabemos que para ser um bom profissional algumas características são essenciais como manter-se atualizado, ser flexível, boa comunicação, conhecimentos em outro idioma e muito mais. O secretariado assim como qualquer outra profissão tem suas dificuldades e nós, os profissionais, idem. Às vezes, por não estarmos em um ambiente propício para evoluir não nos sentimos valorizados, não temos uma remuneração de acordo com nosso trabalho, enfim, inúmeros fatores podem desmotivar um profissional, fazendo, talvez, duvidar se estamos no caminho certo.
Mas esse sentimento que citei no início, a paixão, deixa uma fagulha de esperança acesa e mesmo com dúvidas e abaixo de mau tempo, você sente que é isso que realmente quer. Acredito que todos já passaram por esse momento, eu passei recentemente, por isso neste primeiro post gostaria de compartilhar com vocês uma carta. Ao final, explicarei do que se trata.
“Ser Secretária
Ser secretária para mim é fazer o que amo, pois sou simplesmente apaixonada por esta profissão. Amo porque me propícia muitos conhecimentos, me faz conhecer pessoas e o mais importante ajudá-las. Desde pequena sempre tive uma tendência a observar para aprender o que consequentemente me levaria a ajudar e acho que esse ímpeto me levou a buscar a profissão e não me vejo atuando em outra área. Sinto-me completa, completa porque sendo uma profissional qualificada consigo ser gestora, planejar, assessorar, mediar, consigo fazer marketing, network, consigo fazer e servir um café, aliás, não tem nada de mais nisso, se tiver que fazer um café, faça o melhor café da sua vida, enfim eu ajudo. Ajudo um executivo a chegar onde ele quer.
Ser secretária é combinar eficiência com sensibilidade, porque nós conseguimos enxergar as necessidades de nossos superiores nos olhos deles”.
Essa carta eu entreguei a selecionadora no último processo seletivo que participei. Após aquele mau tempo conquistei outra oportunidade. Para reverter esta fase procurei ajuda, passei por algumas sessões com profissionais que me ajudaram a me reencontrar e sabe a fagulha? Virou uma fogueira, novamente. Por quê? A paixão estava dentro de mim, nunca desapareceu.
Vanessa Silva Alves*
Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA (2013), atua no secretariado à 12 anos com registro profissional nº 2244 SRTE/RS. Contato: vanes.secretaria@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário