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Fonte:www.teclan.com.br
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Indicadores de Resultados para o profissional de Secretariado
Bete D´Elia*
Um dos desafios do Profissional de Secretariado é mensurar e dar visibilidade aos resultados gerados.
A inexistência desses indicadores de resultado gera inúmeros prejuízos. Para o profissional,desmotivação, falta de visibilidade da importância da sua atuação e o sentimento de não pertencer ao todo empresarial. Para os gestores e empresas inexistem parâmetros para valorizar e mensurar as atividades, identificar a evolução, ocasionando que esse profissional seja excluído de muitos programas da organização, como participação nos resultados e similares.
Parte dos profissionais de secretariado sentem defasagem, entre o que fazem e o que é percebido pelos gestores e empresas, nos momentos de avaliação de desempenho.
Há dificuldade de se transmitir, de forma objetiva e quantificável, as atividades realizadas e como elas contribuem para o resultado da organização.
É vital que os Indicadores de Resultado sejam criados, para valorizar a profissão e dar visibilidade à real dimensão de sua importância no cenário corporativo.
Mesmo que estejamos ainda engatinhando nesse cenário, os primeiros passos já foram dados.
Preocupada com esse gap da nossa profissão, desenvolvi um projeto piloto de indicadores para o Profissional de Secretariado, considerando as atividades essenciais. Esses indicadores são quantitativos e possibilitam medir a produtividade do profissional, aliada à estimativa de tempo gasto com cada atividade.
Elaborei também um curso específico, para possibilitar aos profissionais reflexão conjunta e orientação sobre como criar os seus indicadores, adaptando-os para as realidades das empresas em que atuam.
O assunto já começa a gerar bibliografia . Tanto no Livro Excelência no
Secretariado(2013), como em As Novas Competências do Profissional de Secretariado (2013, nova edição) há capítulos sobre o Tema.
Para a evolução conjunta, é importante que haja convicção de que o profissional de Secretariado gera resultado, mesmo atuando na área meio do mundo profissional.
Há, felizmente, muitos exemplos concretos, que merecem ser compartilhados, para que os profissionais comecem a projetar a forma de dimensioná-los e dar visibilidade.
O assunto é amplo, complexo e representa uma das nossas bandeiras atuais.
O objetivo deste artigo é apresentar o assunto, aguçar a reflexão e inaugurar a série.
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Bete D´Elia*
Graduada em Português-Francês pela USP - Universidade de São Paulo, Especialização em Psicologia Universal, pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento. É Coach com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Palestrante e Facilitadora em treinamentos, Cursos e Workshops. Consultora para profissionais da Gestão Empresarial, no setor público e privado,com destaque no Segmento Secretarial. É Articulista das Revistas Ser Mais e Vocação Pública e em sites de Gestão e Áreas Secretariais. É Editora Adjunta da Revista de Gestão e Secretariado, GeSec, classificada como Qualis B3 pela CAPES.
Autora do Livro Profissionalismo – Não dá para não ter – Editora Gente.
É co-autora dos seguintes Livros:
- As novas Competências do Profissional de Secretariado pela Editora IOB Thomson;
- Gestão do Tempo e Produtividade – pela Editora Ser Mais;
- Coaching e Mentoring – pela Editora Ser Mais;
- Coordenadora com Magali Amorim e Maurício Sita do Livro Excelência no Secretariado, também pela Editora Ser Mais;
- Organizadora com Cibele Barsalini Martins do livro Modelos de Gestão no Contexto do Profissional de Secretariado, pela Editora UFSC.
Diretora Toucher Desenvolvimento Humano Ltda.
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