quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ambientando-se com os conceitos de Pós-Graduação.



Ambientando-se com os conceitos de Pós-Graduação.

Raul Vitor Oliveira Paes*



Amigos leitores,
Estamos quase próximo da metade de 2016, com diversas situações acontecendo em nossas vidas, em nosso país e no mundo e eis que estou de volta, com uma nova parceria: o pessoal do blog Interação Secretari@do. Muito grato pela oportunidade, pessoal!
Então, vamos lá: em um novo momento na minha vida, eis que como secretário executivo, agora estou na pós-graduação stricto sensu, em um curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública, na mesma Universidade em que trabalho. Nossa, mas Raul, o que é isso?
Você já está numa Pós? Mestrado? Calma lá, vou explicar rapidamente alguns conceitos:
  • Pós-Graduação: academicamente, todo curso que é feito após a conclusão de curso de graduação;
  • Stricto sensu: expressão latina que significa, em “sentido estrito”. No âmbito acadêmico, é um curso de pós-graduação realizado de forma especializada, com foco em aprimoramento da graduação e no desenvolvimento de metodologias de pesquisa e de pesquisas científicas, ou seja, da cultura científica. O oposto do stricto sensu é o lato sensu, ou seja, “sentido amplo”, sendo um curso de aprimoramento da graduação de forma extensiva, voltado às realidades e aplicações profissionais;
  • Mestrado: no Brasil, é um curso de pós-graduação stricto sensu com o propósito de iniciação de produção de conhecimento em determinada área, ou seja, com foco claro na pesquisa. Temos dois tipos: o acadêmico – voltado para a formação de pesquisadores e aprimoramento docente, tendo como produto uma dissertação, necessariamente – e o profissional – voltado para as realidades profissionais, possibilitando atuar na docência e que, nem sempre, o produto final é uma dissertação. Podem ser coletâneas de artigos, protótipos, desenvolvimento de produtos, sistemas, processos, dependendo da área.
  • Gestão Pública: área de conhecimento que tem como foco o estudo e produção de conhecimento as problemáticas ocorrentes e decorrentes das realidades organizacionais públicas, através das instituições, organizações públicas e instrumentos/maneiras de gestão.
Depois dessa breve introdução, no próximo artigo vou compartilhar com vocês como foi o meu ingresso no programa de mestrado em gestão pública.
Se vocês quiserem outras experiências para comparação, recomendo que leiam o seguinte post: http://posgraduando.com/como-faco-para-ingressar-no-mestrado-ou-no-doutorado/. Vocês vão ver que tem muita coisa a ver!
Um grande abraço e até a próxima!

Foto
Raul Vitor Oliveira Paes*

Secretário Executivo na Escola de Música do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Mestrando profissional em Gestão Pública no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Secretário Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado na Gestão 2015/2017. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, sob o registro SRTE 694/PA. Especialista: MBA em Assessoria Executiva à distância (EaD) no Centro Universitário Internacional UNINTER. Possui interesse em pesquisa e trabalho nas seguintes áreas: Assessoria Executiva, Gestão Secretarial, Interdisciplinaridade, Secretariado Executivo, Aprendizagem Organizacional, Gestão Pública, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário