Secretariado Executivo e a
gestão de arquivos
Rosimeri dos Santos
Miranda*
O profissional de Secretariado
Executivo, a partir de sua formação acadêmica, é um profissional qualificado
para desempenhar com muita eficiência o trabalho de gestão de arquivos. A
graduação oferece ao profissional conhecimentos acerca de tipos de documentos,
métodos de arquivamento, temporalidade de guarda de documentos, sistemas de
gestão de arquivos, entre outros. Pelo fato de dominar a teoria e, muitas vezes,
as práticas de arquivo, o Secretário Executivo geralmente é escolhido como
responsável pela gestão e organização de arquivos dentro da empresa.
Algumas empresas desconhecem este
trabalho de gestão de arquivos, tendo seus arquivos desorganizados, muitas vezes
deixados de lado com desleixo, frequentemente tendo muita dificuldade em
encontrar a informação necessária na hora certa. Pode parecer algo
insignificante ou considerado como “perda” de tempo para alguns, todavia
separar os arquivos de forma adequada, de acordo com sua tipologia, aplicar um
método de arquivo (podendo ser ordem alfabética, numérica ou por período) em um
local apropriado, depois de pronto mantê-lo organizado e dentro dos padrões
estabelecidos, faz toda diferença. Com isso, as empresas podem melhorar e até
aumentar a produtividade de sua equipe, eliminando assim aquele tempo (que sim,
que era perdido) na procura de um determinado documento, por exemplo, em meio a
uma bagunça.
A gestão de arquivos é uma atividade
que acompanha o Secretário Executivo há vários anos, mas devido ao lançamento
de novas tecnologias, mudança na legislação sobre documentos é necessário que o
profissional continue em constante atualização e busca pelo assunto para que
possa desempenhar seu papel de forma eficaz dentro da organização em que atua.
Além da gestão de arquivos e
documentos, Secretários Executivos possuem diferentes campos de atuação
atualmente, são profissionais versáteis, proativos, sempre dispostos a encarar
novos desafios e mostrar sua resiliência, dinamismo, a todos que criticam e
duvidam de seu posicionamento no atual mercado de trabalho.
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