A pesquisa no Secretariado
A pesquisa é fundamental em qualquer área. Começo esse post
fazendo tal afirmação, pois, não tenho dúvida nenhuma disso. Nesses dez anos de
estudos (graduação, especialização, mestrado e docência) vivenciei o quanto a
pesquisa é importante, o quão ela nos ensina, o quanto nos traz mais dúvidas
(isso é ótimo) e, claro, o quanto contribui com uma área de conhecimento.
Na área secretarial, isso não é diferente. Ao falar deste assunto,
recordo das discussões realizadas durante o II Encontro Nacional Acadêmico de
Secretariado Executivo – ENASEC, sediado pela Universidade de Passo Fundo no
ano de 2011. A programação do evento se desenvolveu a partir da temática “A
evolução da profissão por meio da pesquisa”. Durante o evento, professores,
pesquisadores e acadêmicos compartilharam seus conhecimentos comprovando que a
pesquisa é necessária em nossa profissão, no entanto, me refiro aqui, à
pesquisa estruturada, ou seja, a pesquisa científica. E como se desenvolve
pesquisa científica? Através das universidades, dos grupos de pesquisa, com o
envolvimento de docentes, acadêmicos, egressos, enfim, de todos em prol da
pesquisa com objetivos claros e definidos, que visa contribuir cientificamente
com a área secretarial.
Evoluímos nesse quesito? Sem dúvida, evoluímos sim, e isso se
percebe nos eventos científicos da área, onde a cada edição novos trabalhos são
submetidos, seguindo o rigor científico. Percebe-se evolução também com a
criação de grupos de pesquisa na área, envolvendo alunos e docentes da
graduação e pós-graduação. A criação da Associação Brasileira de Pesquisa em
Secretariado – ABPSEC – também é um propulsor da pesquisa na área, enfim,
tantas outras ações que visualizamos diariamente. Porém, ainda resta um longo
caminho a trilhar, e, nos próximos posts, falarei mais sobre isso.
Lembro que no início da graduação, por inúmeras vezes pensava:
qual relação existe entre a pesquisa e a evolução da área? Hoje, tenho isso
muito claro e expresso através de três questões para as quais tenho a resposta:
O que a pesquisa envolve? Ciência.
Onde ela se desenvolve? No âmbito acadêmico, ou seja, na
universidade.
O que proporciona na atuação? Reconhecimento e valorização da
profissão.
Assim, aos que “ainda” possuem dúvidas quanto à relevância da
pesquisa na área secretarial, pensem nisso. Para finalizar esse post, pois o
assunto não encerra aqui, entendo que é preciso que todos nós, acadêmicos,
professores e egressos, procuremos constantemente desenvolver a capacidade de
estudar, de procurar, de pesquisar, de selecionar, de comunicar, de refletir
criticamente. A pesquisa deve fazer parte do nosso cotidiano!
*Mestra
em Educação, Especialista em Assessoria Executiva e Bacharela em Secretariado
Executivo Bilíngue pela Universidade de Passo Fundo. Professora do curso de
Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo.
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