terça-feira, 10 de maio de 2016

A pesquisa no Secretariado



A pesquisa no Secretariado

Caroline de Fátima Matiello Vaz*

A pesquisa é fundamental em qualquer área. Começo esse post fazendo tal afirmação, pois, não tenho dúvida nenhuma disso. Nesses dez anos de estudos (graduação, especialização, mestrado e docência) vivenciei o quanto a pesquisa é importante, o quão ela nos ensina, o quanto nos traz mais dúvidas (isso é ótimo) e, claro, o quanto contribui com uma área de conhecimento.

Na área secretarial, isso não é diferente. Ao falar deste assunto, recordo das discussões realizadas durante o II Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo – ENASEC, sediado pela Universidade de Passo Fundo no ano de 2011. A programação do evento se desenvolveu a partir da temática “A evolução da profissão por meio da pesquisa”. Durante o evento, professores, pesquisadores e acadêmicos compartilharam seus conhecimentos comprovando que a pesquisa é necessária em nossa profissão, no entanto, me refiro aqui, à pesquisa estruturada, ou seja, a pesquisa científica. E como se desenvolve pesquisa científica? Através das universidades, dos grupos de pesquisa, com o envolvimento de docentes, acadêmicos, egressos, enfim, de todos em prol da pesquisa com objetivos claros e definidos, que visa contribuir cientificamente com a área secretarial.

Evoluímos nesse quesito? Sem dúvida, evoluímos sim, e isso se percebe nos eventos científicos da área, onde a cada edição novos trabalhos são submetidos, seguindo o rigor científico. Percebe-se evolução também com a criação de grupos de pesquisa na área, envolvendo alunos e docentes da graduação e pós-graduação. A criação da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado – ABPSEC – também é um propulsor da pesquisa na área, enfim, tantas outras ações que visualizamos diariamente. Porém, ainda resta um longo caminho a trilhar, e, nos próximos posts, falarei mais sobre isso.

Lembro que no início da graduação, por inúmeras vezes pensava: qual relação existe entre a pesquisa e a evolução da área? Hoje, tenho isso muito claro e expresso através de três questões para as quais tenho a resposta:

O que a pesquisa envolve? Ciência.
Onde ela se desenvolve? No âmbito acadêmico, ou seja, na universidade.
O que proporciona na atuação? Reconhecimento e valorização da profissão.

Assim, aos que “ainda” possuem dúvidas quanto à relevância da pesquisa na área secretarial, pensem nisso. Para finalizar esse post, pois o assunto não encerra aqui, entendo que é preciso que todos nós, acadêmicos, professores e egressos, procuremos constantemente desenvolver a capacidade de estudar, de procurar, de pesquisar, de selecionar, de comunicar, de refletir criticamente. A pesquisa deve fazer parte do nosso cotidiano!



*Mestra em Educação, Especialista em Assessoria Executiva e Bacharela em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade de Passo Fundo. Professora do curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo.





   

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