segunda-feira, 30 de maio de 2016


Fonte: www.itfuture.com.br


Por que Inteligência Emocional para Profissionais de Secretariado?



Bete D´Elia*


Porque essa competência é vital para ter equilíbrio, desenvolver e sedimentar relacionamentos saudáveis, trabalhar sob pressão,  sem prejuízo da produtividade, lidar com perfis heterogêneos, atendendo , entendendo e superando expectativas.

A aquisição e desenvolvimento da Inteligência Emocional vai possibilitar uma ação como agente facilitador da infraestrutura organizacional , otimização do assessoramento aos Executivos e, principalmente, do fluir saudável e qualitativo  das relações humanas,  nos momentos em que for necessário um conhecimento extra, para solucionar problemas e conflitos.

Inteligência emocional é a capacidade de perceber, avaliar e expressar de maneira adequada uma emoção, de gerar pensamentos e sentimentos, que facilitem a compreensão de si mesmo, dos outros e de crescer com essas experiências.

É a base para tomar decisões sensatas.

É a habilidade de escutar tanto as informações racionais quanto os instintos.

Durante muitas e muitas décadas, houve a supremacia da razão, privilegiando que as pessoas se aperfeiçoassem na parte intelectual e fossem totalmente ignorantes emocionalmente.

Hoje, podemos afirmar que as emoções estão sendo reconhecidas e aceitas no mundo pessoal e profissional.

A Inteligência Emocional , conhecida como QE (Coeficiente Emocional), representa atualmente 80% nas possibilidades de sucesso das pessoas , na vida  pessoal e profissional. O QI, coeficiente intelectual,  representa apenas 20%.


Graças ao trabalho de vários estudiosos e pesquisas cientificas, o valor e a influência da emoção passaram a ter credibilidade;  a emoção deixou de ser tratada como assunto de caráter apenas subjetivo.

Dentre os vários experts que conferiram tratamento cientifico à emoção, podemos destacar Daniel Goleman, pelos vários livros escritos a respeito, pesquisas e trabalhos realizados, tanto,  individualmente,  como com outros famosos autores, entre os quais citamos Dalai Lama.

Segundo Daniel Goleman (1995), os passos para aprender e exercitar a Inteligência Emocional são cinco.Todos são comportamentais,   complexos e desenvolvidos gradativamente.

  1. Autoconhecimento: representa a percepção do que se está sentindo e a permissão para sentir.
  2. Administração das emoções:  Significa expressá-las de forma adequada, para todos os envolvidos, em determinada situação.
  3. Empatia:  é sentir o que o outro está sentindo, sem que ele precise falar.
  4. Automotivação: A palavra motivação significa “motivo para a ação”. Quem tem motivos para agir e viver, normalmente, lida bem com as suas emoções.
  5. A arte do relacionamento. É entender de gente. .É aceitar as pessoas como elas são, sem emitir juízo de valor. É aprender a lidar com a diversidade.

Este texto é apenas uma pequena degustação de Inteligência Emocional. É para promover um contato com o tema e provocar o interesse para  saber mais.


Referências

GOLEMAN, Daniel. Inteligencia Emocional.Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Palestra . Video Siamar 2005.

 


*Bete D`Elia

Graduada em Português-Francês pela USP - Universidade de São Paulo, Especialização em Psicologia Universal, pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento. É Coach com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Palestrante e Facilitadora em treinamentos, Cursos e Workshops. Consultora para profissionais da Gestão Empresarial, no setor público e privado, com destaque no Segmento Secretarial. É Articulista das Revistas Ser Mais e Vocação Pública e em sites de Gestão e Áreas Secretariais. É Editora Adjunta da Revista de Gestão e Secretariado, GeSec, classificada como Qualis B3 pela CAPES.
Autora do Livro Profissionalismo – Não dá para não ter – Editora Gente.

É co-autora dos seguintes Livros:
  • As novas Competências do Profissional de Secretariado pela Editora IOB Thomson;
  • Gestão do Tempo e Produtividade – pela Editora Ser Mais;
  • Coaching e Mentoring – pela Editora Ser Mais;
  • Coordenadora com Magali Amorim e Maurício Sita do Livro Excelência no Secretariado, também pela Editora Ser Mais;
  • Organizadora com Cibele Barsalini Martins do livro Modelos de Gestão no Contexto do Profissional de Secretariado, pela Editora UFSC.
 Diretora Toucher Desenvolvimento Humano Ltda.

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