segunda-feira, 11 de julho de 2016

A importância da educação continuada

Fonte: www.febran.org.br


A importância da educação continuada

Daniel Lima*

Em um país onde apenas cerca de 10% da população possui curso superior, o incentivo dos pais para frequentar a faculdade no intuito de garantir estabilidade profissional parecia assertivo! Entretanto, da mesma forma que testemunhamos a extinção da máquina de escrever e do disquete, profissionais que não buscam atualização constante se tornam obsoletos diante da nova configuração do mercado contemporâneo.
Atualmente, a maioria das empresas apresenta uma taxa de rotatividade de colaboradores dinâmica, em razão: ou da insatisfação da empresa com profissionais incapazes de se adaptarem às mudanças necessárias para a manutenção da competitividade; ou da insatisfação de profissionais em relação a empresas eficientes na implementação de mecanismos de fiscalização e controle, mas deficientes na adoção de práticas de gestão de pessoas que ofereçam um plano de carreira atrelado a um ambiente propício à aprendizagem.
Portanto, para o jovem em ascendência profissional que não queira se submeter às empresas supracitadas, surge a inquestionável importância do conceito de empregabilidade, que pode ser entendido como a capacidade de reinserção no mercado de trabalho e cujo um dos pilares é a educação continuada. Especialize-se, aprenda a falar outro idioma, participe de eventos inerentes à sua área de atuação, enfim, não pare de estudar tão logo se forme!
E para as empresas que, cansadas de treinar seus colaboradores e perdê-los para a concorrência, almejam reduzir essa rotatividade e os custos correlatos, cabe rever suas políticas de gestão de pessoas, no sentido de criar um ambiente de trabalho desinibidor das potencialidades individuais.

Daniel Lima*
É formado em Secretariado Executivo Bilíngue pela UPF em 2005. Pós-graduado em Comércio e Relações Internacionais pela UCS em 2007 (incluindo módulo internacional na UADE - Universidad Argentina de la Empresa em Buenos Aires/Argentina). Mestre em Administração pela UFRGS em 2014 (incluindo módulos internacionais na HEC - Hautes Etudes Commerciales em Paris/França e EADA - Escuela de Alta Direction y Administracion em Barcelona/Espanha). Doutorando em Administração pela USCS - Universidade de São Caetano do Sul (SP) em andamento. CARGO ATUAL: Diretor do CCAA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário