terça-feira, 19 de julho de 2016

A empatia na gestão secretarial

Fonte: freepik.com


A empatia na gestão secretarial


Rosimeri Miranda*


Neste artigo abordaremos a gestão secretarial, a qual envolve diferentes habilidades e competências do secretário executivo tais como visão estratégica, negociação, boa comunicação, bom relacionamento interpessoal e dentro deste a empatia. Para o secretário executivo, no relacionamento interpessoal é importantíssimo praticar a empatia, pois conforme destaca Durante (2008) o gestor secretarial também assume o papel de auxiliar as pessoas a aprenderem, questionarem seus modelos mentais, ampliarem seus conhecimentos e gerenciar esse conhecimento individual para que sejam incorporados nas estratégias produtos e serviços do negócio.

A empatia, conforme o que ouvimos falar, é o ato de se colocar no lugar do outro antes de agir, mas é muito mais que isso, um conceito bem mais amplo ouvi em uma aula da disciplina de Processos Interpessoais e Intrapessoais no Trabalho dos Assessores Executivos, onde pude entender melhor sua conceituação e ainda perceber sua extrema importância em qualquer relação, nas diferentes formas que ela se apresenta.
Segundo Preston e De Waal (2002) há diferenças nas “atitudes” relacionadas com nossas reações com as outras pessoas:

  • CONTÁGIO EMOCIONAL: é caracterizado por um estado emocional do sujeito que resulta diretamente da percepção do objeto, não havendo distinção entre o self e o outro, e onde não há capacidade de ajudar o outro.
  • SIMPATIA: nesta o sujeito sente pena do objeto, com o foco dirigido mais para a situação que ao estado físico do mesmo, existindo distinção entre o self e o outro, mas a capacidade de ajudá-lo pode ou não existir.
  • EMPATIA: estado emocional do sujeito resultante da percepção do estado do objeto, com distinção entre o self e o outro, cuja capacidade de ajudá-lo está presente e pode aumentar com a familiaridade, a similaridade e a relevância.
A partir das referências dadas pelos autores podemos perceber que, em certas situações, agimos com contágio emocional e acabamos não conseguindo agir em prol do outro e, às vezes, com simpatia, quando verificamos a difícil situação que o outro se encontra mas, mesmo assim, talvez não consigamos agir e, ainda, há momentos em que a empatia entra em cena, nesta o indivíduo percebe a situação e consegue agir e poder ajudar o outro.

Para o secretário executivo enquanto gestor é essencial ter empatia em suas relações de trabalho, com colegas de trabalho, subordinados e com clientes, proporcionando assim produtividade, motivação e ainda um maior grau de satisfação dos clientes. Além de, em casos de conflito entre colaboradores ou com clientes, cabe ao profissional de Secretariado como gestor, a partir da empatia, negociação e análise dos fatos, buscar solução rápida e dar continuidade aos processos dentro da organização em que atua.


Referências:


PRESTON, S.D.; DE WAAL,F.B.M. Empathy: its ultimato and proximamente bases. Behavioural and Brain Sciences, 25, p.1-72, 2002.
DURANTE, Daniela G. et al. Práticas de Gestão em Empresa Familiar: desafio da conciliação entre competitividade e humanização. V ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais. Belo Horizonte: ANPAD, 2008.



Rosimeri Miranda*

Pós - graduanda pelo curso de especialização em Assessoria Executiva – UPF. Graduada em Secretariado Executivo, 2015 – UPF. Atualmente Secretária na Maxloader Indústria e Comércio de Máquinas.

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