quinta-feira, 4 de maio de 2017

Marketing como Ferramenta de Mapeamento e Alavancagem Organizacional Daniel Lima


Fonte: Freepik


Marketing como Ferramenta de Mapeamento e Alavancagem Organizacional

Daniel Lima*

        De maneira geral e adotando uma linha de exposição bastante simplista, as organizações possuem três pilares de sustentação, sendo eles denominados financeiro, gestão de pessoas e marketing. Não estão aqui dispostos em ordem de importância, pois esta discussão já se exauriu e restou inconclusiva. O departamento financeiro alega que a empresa não prosperaria se não houvesse um controle adequado do fluxo de caixa que assegurasse cobrir os custos de produção e investir; o departamento de gestão de pessoas, por sua vez, alega que são as pessoas quem produzem e sem elas não haveria produtos a serem comercializados e, por conseguinte, tampouco haveria faturamento; já os profissionais do marketing, foco deste texto, argumentam que infrutífero seria ter o produto sem aplicação de técnicas de captação de clientes e vendas.
O senso comum entende marketing como sinônimo de publicidade e propaganda, entretanto, essa deve ser a primeira desmistificação no curso superior, uma vez que publicidade e propaganda são mecanismos de captação de novos clientes que representam apenas uma gota no oceano do marketing, que engloba também aspectos como comportamento do consumidor e pontos de venda. O termo marketing remete a um mercado composto por agentes como empresa, concorrente, cliente e fornecedor que interagem entre si e disputam poder caracterizando esse mercado, portanto, como orgânico, dinâmico e em constante transformação.

        A partir da definição do público-alvo para determinado produto ou serviço, bem como do cálculo da fatia de mercado já dominada pelos concorrentes, é possível mapear a margem de crescimento potencial da empresa e traçar um plano de ação publicitária que, quando implementado em locais estratégicos, potencializa a captação de novos clientes.  


        Entretanto, cabe destacar que a captação de novos clientes não necessariamente garante crescimento, pois caso a empresa apresente falhas de fidelização, a captação apenas neutraliza as perdas oriundas dessas falhas. Portanto, é primordial manter a visão externa e estar atento às oportunidades de captar novos clientes, mas é igualmente importante zelar pela qualidade dos procedimentos internos, no sentido de garantir a satisfação do cliente já captado e manter esforços diários de fidelização.


Daniel Lima*É formado em Secretariado Executivo Bilíngue pela UPF em 2005. Pós-graduado em Comércio e Relações Internacionais pela UCS em 2007 (incluindo módulo internacional na UADE - Universidad Argentina de la Empresa em Buenos Aires/Argentina). Mestre em Administração pela UFRGS em 2014 (incluindo módulos internacionais na HEC - Hautes Etudes Commerciales em Paris/França e EADA - Escuela de Alta Direction y Administracion em Barcelona/Espanha). Doutorando em Administração pela USCS - Universidade de São Caetano do Sul (SP) em andamento. CARGO ATUAL: Diretor do CCAA.

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