segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PROTOCOLO: a mestria de um Secretário Executivo

Fonte: afontedevida.blogspot.com



PROTOCOLO: a mestria de um Secretário Executivo

Liliane Vaz*

O bom andamento de um evento traz consigo a necessidade de um protocolo, desde o evento mais descontraído ao mais formal.
Protocolo surgiu, segundo Portela e Schumacher (2006, p. 104) para dar diretriz a uma cerimônia, e dar clareza a cada um dos participantes, de suas reais regalias a que têm direito. Também, o protocolo interliga as pessoas e faz com que essa convivência ocorra de forma harmônica.
A preparação do protocolo se inicia ao receber o texto, o qual será executado em determinado evento.
O protocolo pode ser somente executado, já vir pronto ou também pode ser criado junto dos responsáveis do evento com o profissional responsável pela execução no dia.
Dentro da minha preparação, sempre poupo minha voz no dia do evento, para não adquirir rouquidão ou voz fanha na execução. Também, leio muitas e muitas vezes, para conhecer bem o texto, e isso nos dá a vantagem de não errar. Leio em voz alta e também é interessante gravar, para ouvir e ver onde precisa melhorar. Confiro as precedências das autoridades e também a pronúncia de todos os nomes, sobrenomes e palavras que não são corriqueiras.
Sabe-se que falar em público é algo que assusta a muitos, mas acredito que a preparação nos leva a perfeição, ou seja, você ler um protocolo várias e várias vezes, resulta em conhecer o que está lendo e automaticamente, leva ao encontro da segurança.
Antes de iniciar um protocolo, prefiro sempre me concentrar sozinha. Nunca devemos esquecer de testar o microfone e também nunca deixar de combinar com a pessoa responsável pelo som os detalhes do evento, e para isso, deve-se passar uma cópia para que este responsável saiba o andamento da cerimônia e não haja falha de nenhuma das partes.
Devemos nos preparar para qualquer imprevisto, como por exemplo chegar no local do evento e não termos a disposição um púlpito, ou não termos um pedestal para microfone, ou até mesmo, dividir o mesmo microfone com as autoridades.
Executar protocolos, a partir da minha experiência adquirida no curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo, é algo que faço com muito prazer.
Referências:
PORTELA, Keyla Christina Almeida; SCHUMACHER, Alexandre José. Ferramentas do Secretário Executivo.1. ed. São Paulo: Editora Viena, 2006.




Liliane Vaz*
É formada pela Universidade de Passo Fundo em Secretariado Executivo.Atualmente é Assistente Técnico II, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI PASSO FUNDO.Possui experiência em cerimonial e protocolo e também na área administrativa, com ênfase em assessoria à gestão.


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