quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O Pequeno Empresário em meio ao Cenário Político-Econômico Atual

Fonte:unisalgp.wordpress.com



O Pequeno Empresário em meio ao Cenário Político-Econômico Atual

Daniel Lima*

Eventos recentes na política brasileira deram o que falar. De um lado, acusam o governo de corrupto e incompetente; de outro, alegam que o nível de corrupção está dentro do padrão histórico e que foi exagerado pela mídia e por uma oposição partidária inconformada que, em um esforço conjunto, orquestraram um grande golpe à democracia! Uns lembram constantemente dos avanços dos últimos anos na área social; outros, da guerra vitoriosa contra a inflação. Cada qual com sua parcela de razão e fanatismo. O fato é que nem o mais criativo dos roteiristas conseguiria escrever tamanho drama.
Mas como andará a vida do pequeno empresário em meio ao caos político? Seria a recessão econômica ilusão? Há os que defendam que o consumidor continua com seu poder aquisitivo intacto e que, chantageado emocionalmente pela televisão, opta por cautela. Entretanto, no momento em que esse consumidor deixa de levar a família para jantar ou adia a compra do sapato, os proprietários do restaurante e da loja de calçados instintivamente reagem à queda do faturamento demitindo garçons e vendedores. O efeito da cautela desencadeada pelo caos político se alastra e contamina toda a economia, provocando, inclusive, a redução na arrecadação de impostos e o aumento dos custos do governo com seguro-desemprego.
Sob uma ótica “capitalista selvagem”, o empresário é a ganância encarnada que enriquece com a exploração do trabalho alheio e sonegação fiscal. Cabe lembrar, entretanto, que o pequeno empresário é representativo na geração de emprego e renda e está sendo sufocado por uma legislação trabalhista que, com a nobre intenção de reduzir a desigualdade entre as partes, muito lhe exige e pouco lhe oferece, agravando ainda mais a crise e rachando esse importante pilar da economia composto pela classe empresária.
Talvez nesse desaquecimento da economia o mercado esteja filtrando as empresas e ao final desse doloroso processo restarão apenas aquelas mais competitivas e bem geridas. Da classe política, o momento exige reflexão e mobilização para executar as tão necessárias reformas, no sentido de aumentar o rigor e punir corruptos com exemplaridade, bem como desonerar o pequeno empresário.

Daniel Lima*
É formado em Secretariado Executivo Bilíngue pela UPF em 2005. Pós-graduado em Comércio e Relações Internacionais pela UCS em 2007 (incluindo módulo internacional na UADE - Universidad Argentina de la Empresa em Buenos Aires/Argentina). Mestre em Administração pela UFRGS em 2014 (incluindo módulos internacionais na HEC - Hautes Etudes Commerciales em Paris/França e EADA - Escuela de Alta Direction y Administracion em Barcelona/Espanha). Doutorando em Administração pela USCS - Universidade de São Caetano do Sul (SP) em andamento. CARGO ATUAL: Diretor do CCAA.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário