quarta-feira, 21 de setembro de 2016
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
PROTOCOLO: a mestria de um Secretário Executivo
sexta-feira, 2 de setembro de 2016
Percepção da profissão de Secretário(a) Executivo(a)
![]() |
Fonte:www.vitrinepessoal.com.br
Percepção da profissão de Secretário(a) Executivo(a)
Rosimeri dos Santos Miranda*
|
Minha percepção da profissão de Secretariado Executivo mudou muito desde quando ingressei na faculdade até agora como egressa e profissional da área. Quando iniciei a graduação sabia que estava me preparando para exercer uma profissão que me identificava, pois trabalhava com pessoas, buscando auxiliá-las no que fosse necessário, mas ainda não visualizava sua tamanha grandeza, importância e vasto campo de atuação.
Durante o curso de graduação, a cada disciplina concluída fui percebendo a multifuncionalidade e grandes responsabilidades que este profissional assume. Aquela percepção do profissional que apenas servia cafezinho, atendia telefone e anotava recados que eu já não visualizava mais, deu espaço ao secretário executivo que assessora diretores e gerentes, que gere informações e até mesmo equipes de trabalho, além de ser um profissional responsável por importantes atividades dentro de uma organização. A minha percepção foi se moldando a partir do conhecimento adquirido sobre a profissão, a partir da graduação, experiências profissionais e participação em eventos da área, e também pesquisas acadêmicas realizadas.
Percebo o Secretariado Executivo como uma profissão linda, inspiradora e especial, percebo uma profissão que está em constante crescimento e valorização a partir de muitas mudanças vividas, houve muitos ganhos. Percebo uma profissão que sua valorização e reconhecimento está diretamente ligada e dependente dos estudantes e profissionais da área que devem estar sempre em busca de conhecimento e motivados em mostrar a todos e tornar conhecida a importância de sua profissão.
Participando do último Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado, realizado em Florianópolis, em uma palestra intitulada “Pertencimento ao Secretariado” esta abriu meus olhos e também o coração, me fez perceber que não basta apenas ter o cargo de secretário executivo registrado em sua carteira de trabalho, é preciso perceber a linda profissão que escolhemos, é preciso amar o que faz, então vamos lá, vamos perceber nossa profissão de uma forma diferente, mas vamos também mudar a percepção da sociedade em geral sobre ela!
Rosimeri dos Santos Miranda*
Pós-graduanda do curso de Especialização em Assessoria Executiva – UPF. Graduada em Secretariado Executivo, 2015 – UPF.
Assinar:
Postagens (Atom)