Bete D´Elia*
Você fez a sua Lição de Casa?
No último artigo, apresentamos um formulário com as principais áreas de Resultado do Profissional de Secretariado, com as respectivas unidades de medida (quantidade e tempo).
Sugerimos também que começasse a sua prática de medição, para se familiarizar com a nova atitude.
Propusemos que a primeira mensuração fosse com a Área de Resultados – Atendimento ao Cliente, que poderia ser Interno ou Externo e que fosse escolhido o meio mais utilizado no seu dia a dia para realizar os atendimentos (telefone, internet ou pessoal).
Como essa Área de Resultados tem duas unidades de medida, quantidade e tempo, orientamos para que fosse medida apenas a quantidade.
Partindo do pressuposto que deseja avançar, estou visualizando você com esses dados prontos..
Uma das dificuldades que encontro nos cursos, quando fazemos a prática, é a necessidade de estimar algumas variáveis, para se chegar a uma média.
Para substituir esse potencial problema em solução, convido você a usar da sua imaginação e capacidade de abstração.
Para exemplificar, considerarei que na sua mensuração de atendimentos ao cliente, pelo telefone, a sua média diária foi de 15. Mesmo que o seu número tenha sido diferente, o procedimento para estimar o tempo é o mesmo.
Levando em conta a minha experiência como secretária e a pesquisa feita em vários cursos com profissionais da área, o tempo gasto para atender o cliente, pelo telefone, pode variar de 0,5 a 10 minutos. O consenso da maior parte dos secretários é que a média de tempo gasta com cada atendimento é de 2 minutos.
A partir desses dados, ja temos dois indicadores para a área de Resultados – Atendimento ao Cliente (por telefone):
Agora, vamos à sequência da medição, para saber os indicadores ao final de uma semana e um mês:
Media Diária
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Média Semanal (5 dias)
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Média Mensal (4,5 semanas)
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15
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75
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337,50
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Total atendimentos mês:
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337 (arredondando).
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Media tempo por atendimento 2 minutos
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Média tempo total atendimentos mês
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Média de tempo em horas
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337 x 2 minutos :
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674 minutos
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674 : 60 minutos: 11h23 minutos
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Síntese :
Partindo da média diária de 15 atendimentos ao cliente, por telefone, podemos concluir os seus indicadores mensais dessa área de Resultados:
Visualize agora como muda o seu posicionamento e a credibilidade gerada junto aos gestores:
Ao invés de falar que você atende muitos clientes e que o telefone não para de tocar o dia inteiro, você apresentará os seus indicadores de Resultado, com a seguinte linguagem:
Com certeza, os gestores entenderão esses dados e saberão o quanto esta Área de Resultados representa na sua produtividade.
Paralelamente, sua autoestima ficará mais elevada, por saber o quanto faz e como faz e por ter informações concretas para falar do seu cotidiano, com propriedade e valorização.
Imagine que essa mensuração poderá ser realizada com todas as suas Áreas de Resultado!.
Esse novo patamar está disponível para você atingir.
Basta acreditar e colocar a mão na massa!
Bete D´Elia*
Coach, Instrutora de Cursos, Palestrante
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