terça-feira, 30 de agosto de 2016
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
Indicadores de Resultado do Profissional de Secretariado 3º artigo
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Secretário freelancer? Vamos comentar um pouco?
![]() |
Fonte: under30ceo.com
Secretário freelancer? Vamos comentar um pouco?
Taís Paula da Costa*
A atividade secretarial vem se desenvolvendo com o crescimento cada vez mais ativo das corporações. Os secretários freelancers ou remotos estão aumentando no mercado de trabalho, pela demanda de profissionais desta área que se dediquem estritamente a certas atividades. Apesar de não ter uma lei que rege esse tipo de atuação, a carreira freelancer está ganhando espaço no mundo corporativo em todos os países. Estar atualizado sobre diversas áreas e ter habilidades que façam a diferença na área escolhida será o primeiro passo para a conquista desse novo mercado.
O secretário freelancer é o profissional que se dedica estritamente a certas atividades relacionadas à empresa sem criar um vínculo empregatício definido. O primeiro objetivo para decidir prestar um trabalho freelance é a necessidade de ampliar os limites da própria formação profissional, pois um “trabalhador free” tem mais disponibilidade de tempo, capacidade de se adaptar em diferentes horários e esses profissionais têm visão mais abrangente e independente. Tendo essas habilidades, tem facilidade de entender o mercado e de lançar-se diante das mudanças do mesmo.
Como diversas outras áreas de mercado, o trabalho autônomo de um secretário free tem suas vantagens e desvantagens. A aceitação no mercado de trabalho é a primeira dificuldade que deve ser enfrentada, pois os profissionais que querem entrar nesse campo acabam saindo da área de atividade delimitada na formação profissional. Outro obstáculo é a lei trabalhista, pois em países como o Brasil é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido à alta quantidade de impostos. Dentre as vantagens, podemos citar a liberdade e flexibilidade de horários, que permite um engajamento maior em um projeto que precisa de uma atenção maior, também, por ter os desafios constantes de rotinas.
Prestar serviços de freelancer é uma ótima ideia para quem está à procura de trabalho. Estar em contato com o mercado e ser acessível a diversos tipos de negócios serão vantagens desse profissional. Quando trabalha como secretário autônomo e desempenha um bom trabalho, os bons resultados obtidos e a finalização de um projeto bem elaborado para a empresa, dá a oportunidade para construir novos trabalhos compensadores a nível financeiro e profissional. Outro diferencial é o currículo que será bem visto pelas empresas, pois será elaborado com diversas competências que se fazem necessárias nesse novo mercado.
Isso mostrará que você não ficou apenas na formação profissional. Mas, que se interessou em evoluir, especializar e adaptou as suas competências às do mercado para atender melhor os seus clientes. Se obtiver trabalhos em outras áreas e elaborar projetos em diferentes atividades, em pouco tempo, terá um mercado a sua disposição.
O trabalho freelancer pode levar o Secretário Executivo para um nível muito elevado da carreira desejada, pois poderá exercer essa função até mesmo em casa e assumir o controle de sua vida, aumentando as responsabilidades. Mas, com certeza, aumentará, também, a eficiência de trabalho. Do mesmo modo que se o negócio crescer, os lucros crescem juntos, você adquire um estilo de vida próprio e uma boa renda realizando algo que você gosta e faz do seu modo. As possibilidades quando se decide ser free são enormes com uma carreira livre feita para sua personalidade e interesses.
Para concluir este post, pode-se dizer que o trabalho do secretário frelancer tem adquirido um crescimento nos serviços secretariais, nas atividades financeiras, entre outros, ganhando campo entre todos os modelos econômicos da vida organizacional.
A opção por esse trabalho se realiza, voluntariamente, como consequência da dificuldade de acesso às oportunidades do mercado de trabalho que conduz a essa realização de experiências de autoemprego. Mesmo com a dificuldade de ter uma lei que determine suas possibilidades de crescimento e entrada no mercado profissional, hoje existem milhares de trabalhadores nesse campo no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
O trabalho freelancer é uma novidade para as organizações. Mas, do mesmo modo que agrega certa insegurança a ambas, é um ponto forte quando inserido na departamentalização dos serviços. Assim, tem-se a confirmação de que esse trabalhador é um forte aliado que o mercado corporativo estava precisando para enfrentar as mais diversas situações do dia a dia empresarial.
Referências:
BOND, Maria Thereza. Conhecendo as técnicas secretariais, 2 ed. rev.,atual. e ampl., Curitiba: 2011.
CANTWELL, Marianne. Vida de Profissional Freelancer - Ferramentas para Facilitar seu Trabalho Como Autônomo. 1ª edição, 2013, 226 p.
LIMA FILHO, Francisco. Proteção ao trabalhador juridicamente autônomo e economicamente dependente. São Paulo, 2008, 2007.
Disponível em: << http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/02/curitibana-decide-trabalhar-em-casa-e-cria-o-servico-de-secretaria-remota.html>> Acesso em: 10/03/2016 às 16h.
TAGLIARI, Marli de Fátima Carvalho. Entrevista concedida a Taís Paula Da Costa. Passo Fundo, 16 maio, 2016.
Taís Paula da Costa*
graduanda em secretariado executivo pela Universidade de Passo Fundo(2015-2018) e bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários da UPF, atuante no projeto Super’Ação: Secretariado vai à escola.
|
Assinar:
Postagens (Atom)