As relações entre a construção da identidade e as mídias eletrônicas
Em
um mundo de constantes inovações, a única coisa que permanece é a mudança,
devido a isso, desde os primórdios da profissão, o secretário executivo
precisou se alinhar com as inovações tecnológicas e ferramentas de trabalho.
Bortolotto e Willers (2005, p. 49) concordam que o profissional “evoluiu,
paralelamente, a uma constante (re)construção das atividades administrativas
devido à chegada do computador e das tecnologias de informação e de
comunicação”.
Nessa
mesma linha, Sabino e Rocha (2004, p. 15) afirmam que “O maior talento dos
assessores secretariais durante a sua história foi saber acompanhar as mudanças
no mundo, desenvolvendo técnicas e utilizando instrumentos que otimizassem as
tarefas secretariais, e contribuíssem para a melhora nos resultados de suas
organizações”.
Percebido
esse talento, é de suma importância a presença de diversos meios de interação e
enriquecimento intelectual, os quais vão ao encontro da constante evolução do
profissional de secretariado. A interação tem papel fundamental nas relações
interpessoais, sobretudo na comunicação via internet, pois faz grande diferença
para quem emite e recebe mensagens, com isso, o assunto pode ser modelado,
trabalhado e melhorado numa troca intensa de dados. De acordo com Dantas (2009,
p. 2) “A proliferação de novas tecnologias e comunicação, aliada a uma
necessidade latente nos receptores da informação e que desperta diuturnamente
nessas pessoas - a possibilidade de interferir no conteúdo dessas
mensagens recebidas -, gera novas expectativas na sociedade”.
Gerar
novas expectativas é um desafio no cenário atual, especialmente no que se
refere a profissão secretarial, visto que, por mais evidente que tenha sido o
processo evolutivo profissional, ainda necessita-se solidificar a profissão,
sua imagem, sua identidade. Neste contexto, a mídia, a internet, as redes
sociais, os blogs, todos têm grande participação, pois são locais onde se
discute a profissão, onde se apresentam dados.
O
senso comum, em diversas ocasiões, distorce a profissão secretarial, como
exemplo, associando-a somente ao sexo feminino, o que não é real, pois existem
sim, muitos homens na profissão, sem falar que a mesma se originou como
atividade realizada somente pelos homens. Em outros casos, conforme Freitas
(2007), materiais midiáticos produzidos atualmente apontam para uma identidade
duvidosa do profissional de secretariado, percebendo-se uma tendência para a
evidência da relação amorosa e/ou sexual entre a secretária e o executivo, por
exemplo.
E
o que isso tem a ver com a identidade? Pode-se dizer que tem tudo a ver, pois
tudo que é compartilhado na mídia, especialmente a mídia eletrônica, a qual tem
amplo acesso à população, tem forte impacto sobre as pessoas, sobre a
sociedade. Assim, para que se possa construir uma identidade mais sólida na
área secretarial, a mídia é sim uma aliada, desde que nela sejam publicados
materiais confiáveis, que demonstrem a real função da profissão secretarial.
Assim, enquanto
responsáveis pela profissão que exercem, os profissionais de secretariado devem
discutir sobre o reconhecimento da profissão, buscando livrá-la das concepções
errôneas do senso comum. E, esta é a relação com a mídia, considerando a mídia
eletrônica um meio rápido e eficaz de oportunizar a informação e a discussão.
Fonte: Equipe Interação
Secretariado
Uma postagem teste, para dar o pontapé inicial ao blog e promover a profissão secretarial!
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